domingo, 29 de janeiro de 2012

Sobre o Sex Pistols, o Punk antigo e o Post-Punk

  A banda que para muitos criou o movimento Punk, foi o Sex Pistols. O Punk é uma música agressiva, simples e foi uma resposta ao Rock Progressivo da época que para eles era muito "certinho". O Sex Pistols gravou seu lendário e único álbum "Never Mind the Bollocks, here's the Sex Pistols" que foi praticamente o começo desse incrível estilo que acabara de nascer e depois causaria grande influencia no Metal: o Punk Rock.
  Se você me perguntar, eu prefiro muito mais o Punk antigo ao novo, pois ele é mais agressivo, mais irregular, mostrando a raiva dos músicos e bastante ousado, considerando-se que o Sex Pistols foi uma das primeiras bandas inglesas a criticar a Rainha em sua música "God Save the Queen". Logo após o Sex Pistols várias bandas começarma a surgir tocando músicas parecidas. Entre elas o X. Mas uma banda se destacou entre todas elas: O The Clash. Eles eram de um estilo parecido, mas logo se destacariam e influenciariam muitas bandas. Sobre o The Clash, por certos motivos, prefiro contar em outro post.
  Então surgiu essa enorme onda, que as pessoas chamaram pejorativamente de Punk. Todos tiveram que tomar um lado: apoiar o Punk ou ficar contra ele. Um monte de bandas surgiram e tão rápido quanto o fizeram desapareceram. Poucas bandas realmente fizeram sucesso e menos ainda são lembradas até hoje.
  O Punk original desapareceu relativamente rápido. Após alguns anos as maiores bandas do gênero já estavam desaparecendo e as pessoas esquecendo. Algumas bandas por conflitos entre músicos, por conflitos com drogas, com mulheres (como foi o caso do Sex Pistols, em que Sid Vicious, baixista da banda, mal sabia tocar baixo, conheceu uma mulher que estragou sua relação coma banda e teve inúmeros problemas com as drogas, que levou-o à morte e ao fim da banda) e outras bandas por terem sido mal compreendidos por seus fãs.
Sex Pistols
  Um grande problema que algumas bandas de Punk sofriam era quando seus fãs compreendiam as músicas da banda de forma errada. Como foi explicado uma vez em entrevista à bada X, uma de suas músicas mais famosas "Johnny Hit and Run Paulene" era uma música anti-estupro. Mas os fãs começaram a entender de forma errada e começaram a achar que era uma música sobre agressividade, ódio e essas outras coisas. Então a banda deixou de tocar a música, pois mesmo tendo uma mensagem positiva causava uma reação negativa no público.
  Meu irmão me disse uma vez, que segundo ele, o Punk tinha um protocolo de certa forma rígido: havia uma forma de se vestir, que era com as jaquetas de couro, calças jeans, roupas rasgadas entre outros, tinham um corte de cabelo que deveriam utilizar, todos tinham que estar sempre bravos, irritados e várias outras exigencias. Era um protocolo rígido e tão específico que contradizia com a mensagem principal do Punk de inovação, revolta, individualidade e fuga de padrões. Eles fugiram dos padrões antigos e criaram outro, o que foi ridículo, pois não foi muito melhor do que o que existia antes. Já não era mais individualidade nem inovação, pois depois de um tempo todos os Punks eram iguais. E isso criava um padrão. O que o Punk queria mais evitar e o que soa ironico, sendo que o Punk surgiu como revolta em relação aos padrões do Rock Progressivo da época. Então surgiu o Post-punk, em que já não existia o protocolo tão rígido que tinha o Punk original. Este tinha influências de vários outros estilos, não precisava estar sempre bravo e irritado, podia se vestir da maneira que quisesse e já não era mais um padrão. Era realmente individual. Ou seja: não sendo mais tão agressivo nem padronizado, o Post-Punk acabou transmitindo melhor a mensagem de individualidade e de revolta do Punk. E o The Clash é responsável por ter divulgado o Punk por todo o mundo.
  Em minha opinião, o Sex Pistols teve o mesmo precurso que o Punk: nasceu da raiva dos padrões, fez um sucesso colossal, teve inúmeros fãs, teve problemas com drogas e mulheres, e poucos anos depois de ter surgido, desapareceu. O Sex Pistols é uma das únicas bandas do Punk antigo que é bem conhecida até hoje.
  Apesar de tudo o que falarem, se você me perguntar por que o Punk durou tão pouco tempo, minha resposta vai ser sempre a mesma: O Punk (original) exige que você esteja bravo e irritado o tempo todo. E ninguém consegue estar irritado o tempo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário