segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sobre gravadoras e G.G. Allin

  Certo dia, enquanto lia notícias sobre Rock e Heavy Metal no site Whiplash.net, encontrei uma matéria sobre um ser peculiar, chamado GG Allin. Trata-se de um cantor de Punk bastante revoltado e pouco conhecido até no mundo do rock. Suas apresentações incluiam brigas e espancamentos em pessoas da plateia, ele entrando muitas vezes e fazendo algumas vezes a apresentação inteira nú, colocava o microfone e outras coisas em seu ânus e várias outras coisas que não se ve em todo lugar, digamos assim. Muitas apresentações dele nem chegavam ao fim, pois a polícia interrompia prendendo-o por perturbar a ordem.
G.G. Allin em concerto
  Enquanto estava na prisão, G.G. Allin escreveu um manifesto contra o que o Rock havia se tornado. Apesar de aparentar ser um doente mental, afinal sua lógica não é tão absurda assim. Ele disse que a música, por causa do dinheiro, se tornou algo controlado por empresários, que todas as bandas acabaram se vendendo, que até as bandas mais agressivas, como o Sex Pistols o decepcionaram e que as bandas de hoje em dia apoiam o que deveriam 'destruir'. Que a música deve ser tomada das rádios, das gravadoras e dos empresários e que deveriam voltar ao estilo Underground antigo.
  E tudo isso me fez pensar. Será que as gravadoras são tão ruins assim? Elas de certa forma patrocinam as bandas. As gravadoras fazem as pessoas ouvirem o que as bandas tem a dizer. Elas de certa forma dão voz às bandas. Mas ninguém faz uma coisa dessas e graça. Principalmente porque também custa fazer uma banda ser ouvida. Então as gravadoras impõem certas condições aos músicos. E apesar de quase todos os músicos falarem mal as gravadoras, no fundo todos sabem da importancia das gravadoras. Um problema do estilo Underground é que apenas os que querem muito ouvir a música ouvem ela, já que as bandas não tocam de graça, mas também não tocam na rádio. Entao uma gravadora descobre a banda e a leva ao resto do mundo. Pois as mensagens do rock não são apenas aos fãs, mas sim ao mundo inteiro. Mesmo que as pessoas não gostem, elas pelo menos ouvem a música e refletem sobre o que ela quer dizer. É como se as gravadoras tirassem os rebeldes das tocas e os levassem às ruas para protestar. E pagam aos rebeldes tudo o que eles precisam. Mas com as condições que a gravadora impuser.
  Investir em uma banda é, para as gravadoras, um investimento como comprar imóveis ou outro qualquer. Eles pagam, cobrem as despesas e esperam um lucro. E para conseguir lucro as gravadoras fazem propaganda das bandas. Mandam eles fazerem turnês. Mandam eles gravarem álbuns. Mesmo que existam grandes absurdos em certos contratos de gravadoras, elas são extremamente importantes. Peguemos como exemplo o Sex Pistols. Eles tinham contratos com gravadoras.  Seu único álbum de estúdio 'Never Mind the Bollocks ...' foi lançado pela Virgin Records no Reino Unido e a Warner Bros. nos EUA. E por melhor que a música deles fosse, ela provavelmente não teria atingido ninguém se não houvesse o apoio de gravadoras. As gravadoras mostraram ao mundo o que essa banda é. Fizeram propaganda deles. Deram uma chance a todos para pelo menos ouvir uma vez e decidir se gosta ou não. Se não fossem as gravadoras, certas pessoas nem teriam a oportunidade de saber se gostava ou não da música do Sex Pistols pois nem chegaria a ouvi-la. E muitas bandas sonham com um contrato com uma gravadora. E eu já ouvi muitas histórias absurdas de gravadoras.
  Certas gravadoras exigem coisas que não se pode exigir de uma banda. Por exemplo, algumas gravadoras mandam uma banda escrever e gravar um 'Hit' em duas semanas. Isso eu considero um absurdo. Como a banda pode saber o que a gravadora entende por um Hit? E a maioria dos Hits aparecem depois de muito tempo de melhorias na música. Eles passam às vezes meses pra escrever e deixar a música do jeito que eles querem. Então gravam e veem se as pessoas vão gostar. As gravadoras não podem também mandar uma banda gravar um álbum inteiro em algumas semanas. A banda precisa de um bom tempo para poder explorar a criatividade deles para o estilo do álbum. E isso não pode ser forçado. Li uma vez uma história do Matanza, em que uma gravadora demitiu-os pois em um de seus primeiros álbuns não havia nenhum hit de rádio. Isso sim eu achei um absurdo, pois provavelmente para a banda o álbum estava bom, mas o público não gostou. Mesmo não devendo obrigar as bandas a escrever músicas a banda também não pode simplesmente ficar parada, pois a banda custa para a gravadora e ela precisa de retorno.
  Se houver uma banda que consegue pagar as próprias gravações e se promover será melhor do que assinar um contrato com uma gravadora, pois a banda recebe o lucro integral e não tem essas exigencias das gravadoras. Mas como poucas bandas tem tanto dinheiro para isso, elas começam procurando uma gravadora que aceite assinar um contrato com elas.
  Se G.G. Allin ainda estivesse vivo, um dos argumentos que poderia ser usado contra ele é o próprio rumo que sua vida seguiu. Sua mensagem é uma mensagem que apenas cria efeito se for transmitida a todo o mundo. E como ele se recusava a assinar com gravadoras, acredito eu por causa de sua performance no palco e por que a gravadora iria proibí-lo de fazer várias coisas, sua mensagem foi transmitida a um minúsculo grupo de pessoas. E, portanto, ele morreu tendo feito um pequeno impacto no mundo. Tudo por que ele não tinha dinheiro suficiente para se promover, não assinou com gravadoras e por que muitos não gostam de pagar para ver um homem estranho nú se espancando e para ser espancado.
  Ele dizia que o Sex Pistols não deveria ter assinado com as gravadoras. Mesmo que as gravadoras tenham pribido o Sex Pistols de fazer várias coisas e tenham obrigado o Sex Pistols a serem um pouco menos agressivos, a agressividade que restou depois de tirado tudo o que as gravadoras proibiram causou um impacto maior no mundo do que a enorme agressividade de G.G. Allin, por que o Sex Pistols teve propaganda da gravadora, G.G. Allin não. E no fim  o Sex Pistols acabou tendo deixado um legado e uma mensagem contra as autoridades no mundo, G.G. Allin morreu tendo deixado uma mensagem que poucos vão ouvir ou ler e rapidamente será esquecido.

Um comentário:

  1. Concordo com muito do que disse, tanto nós músicos e fãs de bandas precisamos do trabalho e do isentivo das gravadoras, mas quais são as réguas usadas para medir o potencial de uma música, sua letra harmonizando com seu instrumental e sendo completado pela atitude no palco?
    Acredito muito no compromisso do artista para com a sociedade, pois um não poderia viver sem o outro, mesmo que seja para criticar a sociedade! então creio que as gravadoras deveriam exercer esse meio de campo com o respeito q a sociedade merece e a dedicação que o artista anseia!
    falando nisso de uma olhada no meu som:

    http://bandaprojetoagora.blogspot.com.br/

    vida longa ao rock n roll

    ResponderExcluir