terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Opressão e preconceito

 Na Indonésia, 65 fãs de punk foram pegos numa emboscada, armada no local de um falso show de uma banda de Punk Rock. Os fãs foram com a intenção de ver o show de uma banda de Punk Rock, mas acabaram tendo seus cabelos longos cortados, suas roupas queimadas, seus piercings retirados e ainda foram atirados em um lago, para uma certa "limpeza espiritual".“Por que? Porque o meu cabelo? Não machucamos ninguém, apenas escolhemos nos expressar assim. Estão nos tratando como criminosos”, disse uma das vítimas. O chefe da polícia disse que apenas queriam colocá-los no caminho certo da moralidade. Mas resta uma pergunta: O que estava errado no jeito deles de ser? Essas pessoas se dedicaram a um estilo de vida que os agradava, gastaram dinheiro e dedicaram tempo para conseguir ter a vida que eles queriam. Então por que triá-la deles? Quando ter um cabelo longo prejudicou qualquer pessoa (digo isso pois tenho um cabelo longo também)? Eles não prejudicaram ninguém sendo do jeito que são, não infringirama lei, não causaram mal a ninguém. Apenas, como disse a vítima, quiseram se expressar daquele modo. Os policiais agiram como se aquilo fosse errado e se existisse um modelo de cidadão perfeito que todos deveriam seguir. Eles fazendo isso estão limitando a liberdade de expressão. Se alguém acha cabelo longo legal e quer ter um, qual o problema? Alguém ter cabelo longo pois gosta é a mesma coisa do que ter cabelo curto. Aliás, a Bíblia diz que cabelos e barbas longas simboliza que a pessoa que os traz em seu corpo é uma pessoa pacífica, já que cabelos e barbas longas poderiam ser usados como vantagem aos inimigos, que poderiam puxá-los, de certa forma imobilizando quem possui o cabelo longo.
 O Rock, enquanto existir e for agressivo, vai ter vários adversários que acharão o Rock algo completamente errado. Desde seu surgimento, nas décadas de 50 e 60, várias pessoas o associam ao diabo, à desordem, ao vandalismo, destruição e várias outras coisas com as quais o Rock pouco tem a ver. Eles acreditam que Rock é errado, que Rock estimula a agressividade nas pessoas. Porém, sinceramente, a pessoa perfeita ao governo é aquela que não tem opinião própria, apenas segue cega e surdamente as ordens, não pensa e acredita em tudo o que dizem. O que é o contrário do que o Rock significa. Tal ato, descrito no começo, é um impulso ao governo autoritário. O Rock, diferente dos estilos que tem surgido ultimamente, questiona pessoas, ideias e objetos idolatrados pela maioria da população. Ele faz as pessoas pensarem se é aquilo mesmo o que elas querem, mostra o que está acontecendo de verdade, tenta mostrar um outro ponto de vista da situação sendo vivida no momento e a fazer as pessoas conseguirem estudar bem todos os pontos de vista e escolherem qual elas acham certo e qual elas acham errado. Muitas pessoas concordam com o ponto de vista de várias bandas de Rock e, por isso, se tornam fãs de Rock. Como tem ocorrido ultimamente, várias pessoas dizem gostar de Rock para poderem ser inclusos na sociedade roqueira. Como eles não são verdadeiros roqueiros, muitos tem medo de qualquer comprometimento com o Rock. Mas os roqueiros de verdade, como sabem que gostam muito do estilo, não temem comprometimento, pois sabem que mesmo que um dia se "desentenda" com o estilo, demorará tempo o suficiente para conseguir romper o tal comprometimento. Nesse caso, o cabelo longo, além de ser útil na "dança" ao som de Rock e Heavy Metal, nesse caso seria um tipo de comprometimento dos fãs com o Rock e com a música (a música de verdade, com intrumentos, nada computadorizado) em geral. Ter um cabelo longo exige paciência, tempo, dinheiro e os homens ainda tem que lidar com o preconceito. Então ele passa anos criando e cuidando de seu cabelo. Esse cabelo passa a ter um significado extremamente importante e especial na relação entre o fã e a música. Ele significa que, se o fã for por acaso deixar de apreciar a música, será em um longo tempo, quando seu cabelo já estiver longo o suficiente e então, a pessoa estará livre para cortar e fazer o que quiser com seu cabelo.
 No caso descrito no começo da postagem, o cabelo dos fãs foi cortado pelos policiais e praticamente seu estilo de vida foi arruinado. Aquele ato foi um total desrespeito com todo o Rock e derivados e todos os seus apreciadores, especialmente as vítimas. O Rock não é errado. Ele é tão certo como qualquer outro estilo. Ele surgiu para criticar as pessoas que não fazem o que deveriam fazer direito, as pessoas que manipulam as outras e também, em grande parte, para contar histórias. Qual é o mal nisso? Como eu disse no meio da postagem, a pessoa perfeita para o governo seria uma pessoa que basicamente não faz nada por si só, faz apenas o que é mandado fazer. O que o Rock, graças a Deus, impossibilita. O Rock ativa a mente das pessoas para elas pensarem bem no que está acontecendo com todos. Ele transforma a sua mente já quase manipulada e te libera da manipulação e te faz ficar contra os manipuladores. Mas quem sai prejudicado nisso? Os manipuladores. O Rock está acabando com suas vítimas de manipulação e fazendo-as, basicamente, pensar e ter autonomia. O que eles não querem, pois são obcecados por poder. Eles querem sempre mais poder e estão dispostos a destruir tudo o que estiver no caminho. E quem são os manipuladores nesse caso? Os policiais. Eles cortaram os cabelos, que precisaram de dinheiro, tempo e dedicação, arracaram seus piercings, que necessitaram de dinheiro e certa coragem, e ainda queimaram suas roupas. As roupas em geral não são baratas e são um dos maiores indicadores que uma pessoa carrega em seu corpo sobre quem ela é. Observando as roupas pode se descobrir o estilo de música que a pessoa gosta, talvez seu emprego, seus passatempos e outras coisas. Então por que queimá-las? Eles querem despersonificar as pessoas. Isso te lembra algo? Talvez o exército, talvez autoridades, talvez obedecer ordens cegamente mesmo que as pessoas acreditem que esteja errado. Mas qual seria o problema em a sociedade lembrar um exército? Um exército foi feito para defender um certo grupo de outros grupos. A ordem nele é necessária para que todos sigam um objetivo e assim consigam juntar forças e facilitar a vitória. Mas a sociedade civil não deve ser assim. Porque ela não existe para defender ninguém, ela não existe para obedecer a ninguém. Basicamente a sociedade civil existe para poder sustentar a sí mesma. As autoridades existem para refletir a opinião da maioria do povo, representá-la, e assim, criando uma certa uniformidade e ordem. E como as autoridades conseguem estar representando as opiniões do povo, se elas o maltratam e fazem coisas que eles consideram errado?

Um comentário:

  1. Cara, concordo plenamente com você. Tenho cabelo comprido e sofro muito preconceito das pessoas ao redor. "Corte o cabelo", "Sirva ao exército".. e me doeu ao saber o que aconteceu com esse grupo de punks.

    ResponderExcluir