quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sobre o projeto Lulu

  O projeto Lulu, de Lou Reed & Metallica, foi inspirado em uma peça de teatro que conta uma história sobre uma mulher chamada Lulu. As músicas foram inspiradas em músicas anteriormente escritas por Lou Reed.
  A maioria dos fãs do Metallica não gostou nem um pouco da união nem do resultado. Sinceramente eu fiquei intrigado. Não sabia o que achar. Depois disso veio um certo desgosto pela primeira música "liberada" "The View". Mas então ao analisar melhor a música e a letra, percebi que essa fosse talvez uma das mais importantes unioes para a música. Se formos analisar a história, trata se de uma mulher, que começa sua jornada na Alemanha. Ela sofre vários problemas sociais e psicológicos. Eventos, como traições ocorrem em sua jornada o que causa profundo ódio, agonia, depressão e vários outras emoções negativas. Mas o que isso tem a ver com a união? Bom, sinceramente eu acredito que Lou Reed fez a escolha certa ao chamar o Metallica. Por que? Pense bem: o que melhor para retratar o ódio, a agonia e depressão de uma pessoa do que uma banda de Metal? E o som e estilo do Metallica ajudaram muito a retratar exatamente as emoções dos personagens. O contraste entre agressividade, raiva e de tristeza, depressão. Poucas bandas seriam capazes de fazer tal trabalho tão bem quanto o Metallica. E a voz instável e ótima entoação e "encenação" de Lou Reed ajudaram muito para sentir a atmosfera do evento.
  Muitos não gostaram por causa da repetitividade das músicas e a falta de harmonia entre o instrumental e o vocal. Mas existe uma ótima explicação para isso. Quem já ouviu o álbum, percebe que os instrumentos criam a atmosfera e o local de onde as coisas acontecem, enquanto Lou Reed nos conta o que acontece e faz as falas e pensamentos dos personagens.
  Mas por que essa é uma das mais importantes uniões para a música? Porque ele faz você sentir a música, algo que já não ocorre a um bom tempo. A música, mesmo sem letra, já conta parte da história sozinha, e a letra explica melhor e conta os detalhes da história. O conceito de sentir a música é um conceito já muito antigo, da época do Jazz e do Blues. O Jazz, muitas vezes sem letra, é capaz de te levar até outros mundos, outras realidades alternativas. Apenas tocando eles te guiam por uma viagem ate os fundos de seu cérebro e imaginação. Te mostram a sensação dos músico na hora em que escreveram a música. Um ótimo exemplo que eu gosto muito, é Blues in Green, de Miles Davis, de seu álbum mais famoso Kind of Blue. Apesar do nome, é uma música de Jazz, que no meu caso e no caso de muitas pessoas, levou me em uma viagem a um local já conhecido, mas esquecido. Explicarei em outra postagem o destino de minha viagem. E no Rock, mais frequente no progressivo e psicodélico, também acontecia isso, em que algumas poucas linhas eram cantadas e o resto era o seu cérebro quem dizia.
  Artísticamente, o Lulu foi um álbum fantástico, representando a trajetória desse ser misterioso e perturbado que seria a Lulu. Mostra seus momentos de raiva, tristeza, incredulidade e até certas alucinações, que são citadas em diversas músicas.
  Não são o tipo de músicas que você sai cantando por ai nas ruas, mas são músicas que geram um efeito no momento em que se ouve ela. Músicas, em que você simplesmente é posto no local de um determinado personagem e ouve e fala exatamente o que o personagem falou na história.
  Considero o álbum simplesmente ótimo, mas mesmo assim reconheço o motivo de tanta reprovação das pessoas. Mas você só vai descobrir o que você sente e acha da música ouvindo ela você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário