domingo, 16 de outubro de 2011

Preconceito contra rockeiros

Gorgoroth
    O que tenho observado esses dias, é que tem muitas pessoas que não odeiam o rock ou o metal por terem ouvido e não terem gostado da música, mas sim por não saberem o que é rock ou metal. Óbvio que eles sabem, mas fale o nome "Metallica" a um metaleiro e ele vai ouvir na cabeça dele "Master of Puppets", ou "Ride the Lightning" ou qualquer música do Metallica que vier à cabeça dele. Depois diga o nome "Metallica" a uma pessoa que diz odiar o metal. Pode apostar que em boa parte os casos, na cabeça dessas pessoas, elas vão estar ouvindo uma música de Death Metal, o que o Metallica não toca. O motivo disso, é que muitos que não ouvem metal ou não tem conhecimanto de suas classificações, associam qualquer palavra que tenha metal a um grupo de pessoas vestidas de preto com cabelo longo tocando uma música extremamente pesada e um cara gritando no microfone, enquanto todos os outros balançam a cabeça, de um modo que seus cabelos impossibiltam a visão de suas caras. Algumas bandas, como Gorgoroth realmente são assim, que os músicos tenham cabelos enormes e fiquem mexendo e que suas músicas seja incompreensíveis, mas essas são bandas de Death Metal e Black Metal, que constituem uma parte relativamente pequena do Heavy Metal. Se alguém te disser que não gosta de Metal, pergunte a ela que música de Metal ela já ouviu e pergunte se ela ouviu a música inteira. Se ela tiver ouvido uma música de Metal de verdade, se tiver ouvido inteira, tiver prestado atenção e não tiver gostado, então você tem que respeitar a opinião dela. Senão você pede pra ela ouvir e prestar atenção e depois tirar conclusões sobre Metal, porque isso seria um enorme preconceito.

2000: a pior década musical?

    Se formos observar, na década de 2000 não houve praticamente a criação de qualquer banda extremamente boa, além da popularização de estilos musicais horríveis (que não mencionarei) que alguns nem consideram música, tivemos o crescimento da música feita pelo computador, de músicas extremamente simples, mal-trabalhadas e ruins, na qual o único destaque na música seria o cantor e também existem cada vez menos pessoas que tem a paciencia de ouvir uma música decente, como a música classica, a barroca, a romantica etc. ou as músicas dos anos 40, que eram extremamente trabalhadas e na qual os músicos realmente sabiam e treinavam seu instrumento, e não apenas fingiam que sabiam tocar.
    No final dos anos 60, por incrível que pareça, bandas como The Jimi Hendrix Experience, Big Brother & The Holding Company (onde surgiu a Janis Joplin), The Who entre outros eram considerados musica pop. Nos anos 70 o estilo dominante no começo, foi o rock progressivo, depois causando revolta e no final causando a criação do movimento punk, que começou com o Sex Pistols.
    Nos anos 80, houve o crescimento das pessoas que ouviam música pop, mas naquela época havia um certo equilibrio entre o pop e o rock, em que o pop havia influencias do rock e vice-versa e as pessoas estavam, de certa forma, divididas quase que igualmente entre os que gostavam de rock e os que gostavam de pop e não havia rivalidade, havia tolerancia, havia realmente boas bandas de pop em que as pessoas realmente tocavam instrumentos e faziam os sons elas mesmas, e os que gostavam de rock podiam ouvir pop sem odiá-lo, sem sentir raiva por as pessoas gostarem daquela música, e os que gostavam de pop também ouviam de vez em quando rock, porque o pop tinha certas músicas próximas do rock.
    Os anos 90 não foi uma boa década também, mas teve o grunge e ainda existiam bandas de rock pesado e também não havia música feita por computador; a música era feita por pessoas e seus instrumentos.
    Enfim chegamos na década de 2000, horrível, por causa da simplificação da música, a enorme facilidade em conseguir ouvir música ( que pode ser visto como bom, mas em outro post explico porque é ruim), a falta de significado e motivo das músicas, a supervalorização do vocal na música etc.
    Chegamos na década de 2010 e eu tenho boas esperanças na música de hoje em dia, ao observar o comportamento dos jovens em relação à música, perdendo o preconceito as músicas estarem tendo um verdadeiro significado novamente, o interesse pelas músicas antigas e a volta dos LPs ( que eu também explicarei porque é bom em outro post). Tenho boas esperanças e espero que vocês façam o mesmo, porque se vocês observarem, realmente há motivos para ter esperanças.